Viagem para Moçambique: como circular
- Zezé Platonico Come
- 17 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de out. de 2018
Avião
A cia nacional é a Linhas Aéreas Moçambique, com voos que ligam Maputo a Inhambane, Vilanculos, Beira, Chimoio, Quelimane, Tete, Nampula, Lichinga e Pemba. Avião é sem dúvidas a melhor maneira de viajar por Moçambique. Se puder incluir os voos internos no orçamento da sua viagem, não pense duas vezes. Você ainda garante um visual lindo lá de cima! Nós achamos os melhores preços e compramos nossos voos internos pelo Momondo.
Ônibus
Existem linhas de ônibus ligando as principais cidades, mas geralmente eles percorrem apenas as vias principais, não sendo uma opção para quem visita lugares mais afastados. Não andamos de ônibus, mas dizem que o serviço é mediano, não sendo muito difícil encontrar ônibus carecendo de uma manutenção. Ainda assim, viajar de ônibus é melhor do que a próxima opção.
Chapa
Chapa é o principal transporte do país, e dependendo de onde você esteja, será sua única opção. Chapa é uma van, que pode facilmente circular com o triplo da capacidade permitida de passageiros. Pense numa experiência de vida: foi o Caio tendo que entrar numa chapa lotada, com gente saindo pelas janelas e inevitavelmente sentando no colo dele. Ou seja, se puder, evite.
Algumas caminhonetes adaptadas também servem como chapa, carregando uma quantidade considerável de pessoas na caçamba. O preço teoricamente é fixo, mas eles podem tentar cobrar mais de turistas.
Táxi
Saindo de Maputo, encontramos poucos táxis disponíveis. Geralmente você pegará um carro comum, tendo que negociar o preço da corrida.
Carro
Você pode alugar um carro nas principais cidades de Moçambique, mas recomendamos muito cuidado. Muitos motoristas não respeitam o limite de velocidade. Pessoas e crianças circulam pela beira da estrada. As condições das rodovias podem ser bem precárias em determinadas áreas. Pode ser perigoso dirigir à noite. E ainda tem a história da polícia querendo levar uma propina. Dito tudo isso, vale dizer que nós dirigimos por lá e sobrevivemos pra contar história, então não é o fim do mundo 📷

Visto
Brasileiros (e quase todas as nacionalidades) precisam de visto para entrar em Moçambique. O visto deve ser tirado na embaixada ou em um consulado. Os documentos necessários são passaporte (original e cópia), duas fotos 3×4, cópia da reserva do hotel, certificado de vacina contra febre amarela e um formulário que pode ser preenchido online (acesso o formulário aqui). O visto para 30 dias custa 250 reais.
Comentários